Na manhã da última sexta-feira (26/03), representantes dos municípios que compõem o Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru se reuniram por meio de uma plataforma virtual para tratar do problema dos lixões, que têm causado mazelas às populações das cidades da região, assim como em todo o país.
A reunião foi iniciada com a fala do presidente do consórcio e prefeito de Pindobaçu Davi Menezes, seguida pela fala secretário executivo Antônio Cerqueira. Participaram, também, autoridades municipais e especialistas no assunto.
Presidente do Consórico do Piemonte Norte do Itapicuru, Davi Menezes - Foto: ASCOM/PMP |
Assim como o debate sobre saneamento básico, o tratamento de resíduos sólidos é um assunto discutido com frequência ultimamente, pois, nas últimas décadas, o lixo tem sido tratado apenas como objeto de descarte, de forma inadequada, resultando no acúmulo desses materiais em lixões.
Atualmente, existem técnicas e mecanismos que possibilitam o reaproveitamento quase que total do material produzido e, com a separação e coleta adequadas, pode ser transformado em meio de geração de emprego e renda.
O entendimento unânime entre os municípios consorciados é o de unir forças para terem mais representatividade e conseguirem a criação de um aterro que atenda toda a região, com ênfase em produção de adubos e reciclagem de lixo seco.
O objetivo é executar uma política pública regional e ao mesmo tempo reduzir despesas, tendo em vista que investir em aterros sanitários para cada cidade é um processo de alto custo e pequenos municípios, com baixa arrecadação própria, não têm condições de arcar.
A reunião foi finalizada com o sentimento de otimismo por parte dos participantes, mas também cientes de que o problema não será resolvido rapidamente e sim com um trabalho gradual que trará mudanças significativas no médio e no longo prazo.
A reunião foi finalizada com o sentimento de otimismo por parte dos participantes, mas também cientes de que o problema não será resolvido rapidamente e sim com um trabalho gradual que trará mudanças significativas no médio e no longo prazo.
Redação: Juliano Silva
Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.