O Vale do São Francisco enfrenta um momento complicado nessa segunda grande ondas de casos da Covid-19 na região.
De acordo com a atualização deste domingo (14/03) da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL VALE DO SÃO FRANCISCO), a taxa total de ocupação de leitos de UTI nas referências é de 98%.
Especialmente nos municípios de Juazeiro, Paulo Afonso, Petrolina, Salgueiro e Ouricuri, a ocupação já chegou a 100%. Dezenas de municípios da Bahia e de Pernambuco dependem dessa rede para transferir pacientes em estado crítico por complicações da Covid-19.
|
Monitoramento de Vagas de UTI nas Referências (CRIL) |
A rede total não colapsou porque Senhor do Bonfim ainda conta em 3 leitos livres. Recentemente, o Guia Ponto Novo noticiou, em primeira mão, que Senhor do Bonfim receberia mais 10 leitos de UTI em tempo recorde. A informação e a ação foram confirmadas pelo prefeito de Senhor do Bonfim Laércio Júnior (DEM) e pelo prefeito de Pindobaçu Dr. Davi Menezes (PP) que também é presidente do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru. Não fossem esses novos leitos, toda a rede estaria colapsada e os pacientes estariam em filas. Porém, é nítido que 3 leitos não suportarão a demanda de transferências vinda de toda a região.
O município de Queimadas, no Território do Sisal, por exemplo, anunciou a falta de oxigênio para pacientes nos hospital municipal e dificuldades para transferir pacientes para hospitais de referência no interior e na capital Salvador. Leia a matéria sobre(Clique Aqui).
Dias difíceis se aproximam cada vez mais. Se o Estado não se movimentar mais rapidamente, a onda de caos poderá se instalar na região norte do Estado da Bahia.
Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.