O game, que tem conquistado os estudantes, traz uma realidade distópica para evidenciar o poder do discurso e a importância de ter oportunidade de falar e ser ouvido. O professor Joedson Sena, que desenvolveu o jogo, certifica que esta é uma eficaz forma de aprendizagem. “Acredito muito que os jogos digitais são uma ótima alternativa para a educação, por fazer parte do cotidiano dos estudantes. Há uma ótima receptividade e [os jogos] possuem elementos que contribuem para o engajamento a interação e o interesse pelo conteúdo a ser estudado, o que, consequentemente, tornam a aprendizagem mais prazerosa”, disse.
O professor conta que o projeto foi todo colaborativo, com a participação de outras professoras de língua inglesa que contribuíram com os aspectos pedagógicos do jogo, além de um outro colega fez a programação. Até os alunos se envolveram no processo. “Os estudantes atuaram ativamente nos diversos componentes do game: Criação da narrativa e storytelling, definição da mecânica, desenho dos personagens e demais elementos visuais e gravação das vozes dos personagens”, disse.
A motivação para criar o jogo veio de uma carência percebida por Joedson, que além de lecionar, é pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). "Cresci em contato com os jogos digitais, sou apaixonado por esse mundo dos games, inclusive jogo até hoje. Quando comecei a estudar sobre jogos na educação para a realização da minha pesquisa de mestrado me deparei com vários autores que defendiam o potencial dos jogos para a aprendizagem. A ideia de desenvolver um jogo surge a partir do momento em que nós não encontramos um jogo digital para ensino de Língua Inglesa que atendesse as demandas dentro das realidades dos nossos estudantes", explicou.
Com o nome de Tapuya, fazendo referência a nativos indígenas brasileiros que não aceitavam acordos com os colonizadores, o jogo tem como enredo a história de Yacó e Bina em homenagem à cidade de Jacobina. Os personagens são dois nativos de um planeta desconhecido que tem a missão de libertar seu povo do domínio de invasores estrangeiros. O que só será possível se o jogador for bom e conseguir coletar joias espalhadas no ambiente a fim de criar sentenças em Língua Inglesa. Cada frase elaborada corretamente funciona como uma chave para desativar armadilhas.
Por conta da pandemia, a etapa de testes e avaliação do game foi realizada com poucos alunos, mas os resultados foram satisfatórios. “Na avaliação com os estudantes que jogaram Tapuya o feedback foi positivo, ficou perceptível que houve considerável desenvolvimento linguístico e os relatos deles mostram que a compreensão das regras gramaticais se tornou mais natural, mais fácil e divertida”, explicou.
A versão demo de Tapuya está disponível para download gratuito e funciona nas plataformas do Windows, Mac e Linux. Basta acessar e dar play.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.