Desde 2020 vem se falando numa possível liberação de um pagamento extra em dezembro, como se fosse um 14° salário para ajudar os aposentados e pensionistas do INSS.
No entanto, no ano passado, tudo ficou somente na promessa, e o dinheiro extra acabou não entrando no pagamento dos aposentados no final de 2020.
No Senado Federal está para ser avaliado um Projeto de Lei que poderá liberar o pagamento do 14° salário aos aposentados e pensionistas do INSS.
O texto é mesmo que foi debatido em 2020, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) sendo bem aceito pelos segurados que concordaram com a medida. Entretanto, os parlamentares não se mostraram sensíveis ao tema, e o pagamento extra acabou não acontecendo no ano passado.
14° salário emergencial
Na verdade, seria um pagamento emergencial somente em 2021, para amenizar os efeitos da crise financeira que se estabeleceu no país devido à pandemia do novo coronavírus.
Teria direito ao valor emergencial os segurados do INSS que recebem auxílio-doença, aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte.
Em Brasília, as coisas não funcionam com a rapidez que o povo precisa, ou seja, ainda não há previsão para que a medida possa ser apreciada no plenário.
O Governo Federal também não se mostrou sensível a um possível pagamento extra no final do ano para o segurado do INSS. O Ministério da Economia, que só pensa em números, já deixou claro que, uma medida como está poderia comprometer o Orçamento, já que a antecipação do 13° salário custou aos cofres públicos R$ 52 bilhões.
A equipe econômica alega que um benefício como este teria valores próximos dos R$ 50 bi. Então, os aposentados e pensionista do INSS vão precisar fazer mágica no final do ano, pois, não há até o momento uma sinalização que o 14° salário poderá ser aprovado.
Fonte: Jornal Contábil
Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.