História
As terras de Caldeirão Grande pertenciam ao vizinho Município de Saúde e eram da propriedade particular do Coronel Porfírio Ferreira denominada Fazenda Boqueirão. Esta fazenda foi comprada pelas famílias "Bezerra, Brasileiro e Correia" que ali passaram a residir. Também chegaram pessoas oriundas de Queimadas, Santa Luz, Campo Formoso, Caldeirão de Mulato, etc. As famílias foram crescendo e criou-se o povoado, que devido à existência de caldeirões de pedras, conhecido como "LAGE" onde se juntam águas das chuvas, passou a ser chamado de "Caldeirão Grande". Em 30 de dezembro de 1953 o próspero povoado passou a condição de Vila. Ficando conhecido como "Vila Itaguaçu", por algum tempo, adquirindo mais tarde a denominação antiga e definida de Caldeirão Grande.No ano de 1961 começaram as lutas no ideal de emancipação política, vindo a se concretizar com a realização de um plebiscito unânime a favor da emancipação. Pela Lei Estadual n° 1.689, de 25 de abril de 1962, com publicação no Diário Oficial de 27 de Abril de 1962, a vila de Caldeirão Grande foi elevada à condição de cidade e criado o município, desmembrando-se do município de Saúde.
O município é bastante "rural" pois cerca de 55% de sua população reside na zona rural, que é formada por diversas fazendas, povoados, e um distrito.
O município é bastante "rural" pois cerca de 55% de sua população reside na zona rural, que é formada por diversas fazendas, povoados, e um distrito.
Principais povoados
Alto Bonito, Boqueirão, Baraúnas, Formosa, Nova Esperança, Patos, Raposa, Riachão, São Miguel, Vila Cardoso.
Municípios Circunvizinhos
Saúde
Ponto Novo
Caém
Jacobina
Aniversário da Cidade: 25 de Abril
Gentílico: Caldeirão-Grandense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.